Importação de fertilizantes pelos portos do Paraná é recorde no primeiro quadrimestre

Cerca de três milhões de toneladas do produto passaram por Paranaguá e Antonina durante o períodoA importação de fertilizantes pelos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná entre janeiro e abril deste ano atingiu o recorde de 3,05 milhões de toneladas. O volume ultrapassa em 27% a marca anterior, registrada nos quatro primeiros meses de 2008, quando as importações por ambos os terminais foi de 2,4 milhões de toneladas. Os números são da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do PR, José Richa Filho, melhorias no porto, como a dragagem feita no início do ano, têm permitido que navios de maior capacidade operem nos terminais.

O recorde na importação de fertilizantes acompanha o ritmo das exportações de granéis. Os navios que trazem os fertilizantes voltam à origem carregados de granéis, completando o ciclo de comércio marítimo. O porto de Paranaguá é líder nacional na importação de fertilizantes. Em 2010, 50% dos fertilizantes importados pelo Brasil passaram por Paranaguá e Antonina.