Importação de soja da China pode cair pela primeira vez em nove anos

Produção de aves da China foi fortemente prejudicada pela disseminação de gripe aviária no leste do país, o que pode reduzir a demanda por raçãoAs importações chinesas de soja podem cair pela primeira vez em nove anos em 2012/2013. Isto porque os temores com a gripe aviária e os preços fracos da carne suína provavelmente reduzirão a demanda por ração, projetou nesta terça, dia 9, o órgão estatal chinês Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Óleos (CNGOIC).

As compras feitas pela China do Exterior no ciclo que encerra em 30 de setembro devem totalizar 59 milhões de toneladas, ante 59,24 milhões de toneladas em 2011/12, conforme a entidade. O CNGOIC havia estimado anteriormente que a China importaria 60 milhões de toneladas de soja em 2012/2013, enquanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimava 63 milhões de toneladas.

A produção de aves da China foi fortemente prejudicada pela disseminação de uma nova cepa da gripe aviária no leste do país. Por outro lado, suinocultores estão relutantes em refazer estoques de ração, pois estão perdendo dinheiro com os preços baixos da carne suína. Esses fatores devem reduzir a demanda por farelo de soja, assinalou o CNGOIC.

O congestionamento de portos no Brasil atrasou alguns embarques de soja para a China, e as importações do primeiro trimestre de 2013 devem alcançar 11,48 milhões de toneladas, abaixo das 13,27 milhões de toneladas importadas nos primeiros três meses do ano passado. Com a melhoria das condições dos portos no Brasil, as importações chinesas de soja podem subir para 4,8 milhões de toneladas em abril, ante 3,8 milhões de toneladas em março. Para a entidade, a média mensal de importações de soja entre maio e setembro alcançará cerca de 5,7 milhões de toneladas. As informações são da Dow Jones.