Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Inadimplência nas operações de crédito bate recorde em julho

Índice de devedores foi o maior para o mês desde o ano 2000A inadimplência nas operações de crédito subiu pelo oitavo mês seguido e bateu recorde em julho. Os números foram divulgados nessa quarta, dia 26, pelo Banco Central.

De acordo com a autoridade monetária, a inadimplência em julho é a maior para o mês desde o ano 2000. O índice se refere aos empréstimos com atraso maior do que 90 dias. A taxa passou de 5,7% em junho para 5,9% em julho.

De acordo com o Banco Central, as empresas se mostraram com menor capacidade de quitar financiamentos. De junho para julho, a taxa de inadimplência na pessoa jurídica subiu de 3,4% para 3,8%. A inadimplência para pessoas físicas se manteve em 8,6% pelo terceiro mês seguido.

O total do crédito no país cresceu 2,6% entre junho e julho e passou de R$ 1,3 trilhão. Em 12 meses, a expansão é de 20,8%. O maior aumento foi das operações com recursos direcionados, como o do BNDES.

A taxa média de juros do chamado crédito com recursos livres caiu de 36,6% em junho para 36% no mês passado. De acordo com o Banco Central, parte dessa queda é explicada pela redução do chamado spread bancário, a diferença entre o que os bancos pagam para captar recursos e cobram para emprestar aos clientes.

Sair da versão mobile