Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Incêndio consome 500 mil exemplares no Instituto Butantan

Tragédia no prédio em São Paulo destruiu décadas de pesquisasA maior coleção de cobras da região tropical do mundo foi perdida em um incêndio no Instituto Butantan, no sábado, dia 15. Entre os exemplares queimados estavam centenas de espécimes que ainda nem haviam sido descritas pelos cientistas.

O incêndio aconteceu na manhã de sábado, no laboratório de répteis da instituição, localizado na zona oeste de São Paulo. Além de mais de 85 mil exemplares da coleção de répteis, aracnídeos também foram perdidos. Entre aranhas e escorpiões, a baixa foi de cerca de 450 mil espécimes, das quais milhares ainda não tinham sido descritas pelos biólogos do instituto.

O fogo começou entre 7h e 8h e foi controlado por volta das 10h. Foram necessários 10 viaturas e 50 homens do Corpo de Bombeiros. Não houve feridos. A previsão é de que o resultado da perícia seja divulgado em 30 dias. A suspeita é de que o incêndio tenha sido causado por um curto-circuito. Durante a noite de sexta-feira, a chave-geral do prédio havia sido desligada para serviços de manutenção na rede elétrica. O fogo começou quando a energia foi religada, pela manhã.

A princípio, pensou-se que haviam sido destruídos os livros com os registros de coleta dos espécimes, de suas características e condições. Mas, ainda no fim de semana, confirmou-se que eles foram salvos. O diretor do Instituto Butantan, Otávio Azevedo Mercadante, afirmou que o estrago foi muito grande.

? O prejuízo material, você recupera. O científico, não.

Para o herpetólogo (especialista em répteis e anfíbios) Miguel Rodrigues, da Universidade de São Paulo (USP), o incêndio foi um desastre de proporções incalculáveis.

? Perdemos um patrimônio insubstituível da história biológica do país ? resume.

O Instituto Butantan surgiu em 1898, estimulado por um surto epidêmico de peste bubônica no porto de Santos. Sua criação foi oficializada em 1901. Treze anos mais tarde, foi inaugurado o Prédio Central do instituto.

Sair da versão mobile