Com o calor, o produto derreteu, o melado se espalhou no entorno do depósito e derramou em uma rua próxima. Segundo a Agrovia, quatro famílias, totalizando 17 pessoas, tiveram de ser retiradas de suas casas e acomodadas em um hotel até que seja feita a limpeza e liberado o acesso às residências. Técnicos da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) estão na região monitorando impactos sobre o leito do Rio São Domingos.
De acordo com o diretor-presidente da Agrovia, Guilherme Raposo, o segundo armazém, que tem capacidade para 45 mil toneladas, ficou totalmente preservado. Ele lamentou o ocorrido, mas assegurou que os clientes serão ressarcidos de todos os prejuízos, já que a empresa tem a cobertura do seguro.
No local é feita a movimentação de carga de dez usinas da região de São José do Rio Preto, destinada ao Porto de Santos (SP) por meio da ferrovia. Raposo informou que a Agrovia está movimentando neste ano cerca de 2 milhões de toneladas de açúcar, o que corresponde a algo em torno de 8% a 10% da produção da região Centro-Sul.
Contaminação no Rio São Domingos
Nesta segunda, técnicos da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) checaram a possibilidade de contaminação das águas do Rio São Domingos devido ao incêndio.
Segundo nota divulgada pela Cetesb, em torno de 200 a 300 toneladas do açúcar queimado e derretido podem ter sido escoados para o leito do rio, que nasce em Santa Adélia e corre pelos municípios de Pindorama, Catanduva, Catiguá e Uchoa, até chegar ao Rio Turvo. A Cetesb informou, em nota, que recebeu denúncias da ocorrência de “uma mortandade de peixes” em Catanduva.
Um dos técnicos da companhia, José Mário Ferreira de Andrade, explicou que o xarope não é tóxico, mas que, em função da grande quantidade de material e da excessiva carga orgânica que contém, há diminuição do oxigênio dissolvido na água e pode haver mortandade de peixes nos rios. A nota da Cetesb informa ainda que pelo menos 700 toneladas desse líquido podem ter sido contidas por barreiras improvisadas com terra.
>> Incêndio de grandes proporções destrói armazéns do Porto de Santos (SP)
>> Exportações de açúcar do Porto de Santos diminuem