Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Incentivos anunciados pelo governo levam ao enfraquecimento nos preços do trigo

Mesmo assim, segundo os pesquisadores, nos primeiros dias deste mês, as cotações do cereal estão em média 50% maiores do que em abril de 2012Compradores de trigo em grão estiveram praticamente fora de mercado nos primeiros meses de 2013, devido aos incentivos anunciados pelo governo - exoneração da TEC e leilões de venda -, o que levou ao enfraquecimento dos preços. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Mesmo assim, segundo os pesquisadores, nos primeiros dias de abril, as cotações do cereal (em termos nominais) estão em média 50% maiores do que em abril (mês todo) de 2012, tanto no mercado de balcão quanto no disponível. A primeira edição dos leilões da Conab, porém, não foi bem aceita por compradores devido aos altos preços definidos pelo governo – R$ 750,00 por tonelada para o trigo do Paraná -, tendo sido negociadas apenas 35% das ofertas.

Já na segunda edição, realizada na quarta passada, dia 3, o preço de abertura baixou para R$ 700,00 por tonelada, e 52% das ofertas foram arrematadas, ainda abaixo do esperado. Paralelamente, compradores voltaram ao mercado spot.

Segundo os especialistas do Cepea, a procura pelo cereal tem sido maior especialmente na região oeste do Paraná, em Ponta Grossa e em São Paulo. A Conab divulgou novos editais de leilão para o próximo dia 18 de abril.

Sair da versão mobile