Incra cria Assentamento Florestal no sul do Amazonas

Projeto tem capacidade para abrigar até 100 famíliasO Incra do Amazonas publicou nesta sexta, dia 3, no Diário Oficial da União, portaria que cria o Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Curuquetê, no município de Lábrea, no sul do Estado do Amazonas. Assentamento tem capacidade para abrigar até 100 famílias.

O PAF Curuquetê já tem 25 famílias inscritas e, ao menos 15 delas já desenvolviam pequenas atividades agrícolas nas proximidades. O Incra/AM está analisando o perfil das famílias interessadas.

? Nessa etapa, estão sendo selecionadas as famílias com perfil de beneficiários da reforma agrária que, nesse caso também devem ter aptidão em atividades florestais e que estar empenhadas na filosofia do PAF ? informa o chefe da Divisão de obtenção de terras da Superintendência Regional do Incra no Amazonas, Ronaldo Santos.

A área, com 41 mil hectares, está localizada na gleba Curuquetê, na divisa de Rondônia com o Amazonas, na altura da Vila de Vista Alegre do Abunã, na BR- 364.

Preocupação ambiental e renda

Desde 2003, o Incra cria projetos ambientalmente sustentáveis de assentamentos. Além do PAF, existem também os projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS) e o Agroextrativista (PAE), que se caracterizam pelo uso racional e sustentável dos recursos naturais.

A intenção com esses projetos, além da preservação ambiental, é que em uma região rica em recursos naturais como a Amazônia possam ser desenvolvidas práticas de ocupação que incluam as famílias dos pequenos agricultores, gerando emprego e renda de forma sustentável.