A ação é realizada pelo Incra em parceria com o Instituto Vida Ativa e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
O objetivo é estimular o plantio de árvores frutíferas e ampliar as áreas verdes dos assentamentos.
? Algumas mudas estão sendo usadas para recuperar a área degradada de um assentamento, mas o principal objetivo desse plantio é incentivar a implantação de quintais produtivos e aumentar a cobertura verde ? explicou Maria Jacinta Cardoso, articuladora do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental do Incra.
Entre as três mil mudas já distribuídas, que começaram a ser plantadas há duas semanas, estão a gliricídia, espécies nativas da caatinga e árvores frutíferas, como a jaqueira, o cajueiro e a pitangueira.
Todo o plantio das mudas deve ser realizado em duas etapas. A primeira, que abrange as três mil mudas iniciais deve ser encerrada esta semana. A segunda, quando serão plantadas as outras duas mil mudas, deverá ser realizada a partir do final do mês.
? Vamos receber uma segunda doação de mudas, que já estão sendo preparadas. Depois iremos distribuí-las e iniciar um novo plantio até o final de maio ? confirmou Jacinta.
O plantio das mudas, feito pelas famílias assentadas, recebe o acompanhamento de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas contratados pelo Incra, por meio do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental.