Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Incra suspende processos de obtenção de imóveis rurais em Mato Grosso

Servidores do órgão são suspeitos de estelionato e formação de quadrilhaO presidente do Instituto Nacional de Reforma Agrária e Colonização (Incra), Rolf Hackbart, determinou, nesta segunda, dia 29, a suspensão de todos os processos de obtenção de imóveis rurais do órgão em Mato Grosso e a abertura de auditoria interna para identificar possíveis irregularidades. De acordo com Hackbart, a prioridade para o Estado é a retomada de terras públicas e o georreferenciamento de todas as áreas públicas da União.

As novas medidas foram tomadas para acelerar as investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal iniciadas a partir da solicitação do Incra Nacional. O inquérito culminou com a exoneração do superintendente do Mato Grosso, João Bosco de Moraes, no dia 22 de dezembro, e o afastamento de servidores que exerciam cargos de confiança acusados de irregularidades.

Os servidores do Incra são acusados pelo Ministério Público de obtenção de vantagem indevida, estelionato e formação de quadrilha. De acordo com as investigações, eles facilitavam a desapropriação de imóveis em áreas devolutas do estado de Mato Grosso ou da União, por meio da falsificação de documentos.

De acordo com a assessoria de imprensa do Incra, Hackbart também vai enviar equipes técnicas a Cuiabá com o objetivo de averiguar todos os processos de certificação e obtenção de imóveis rurais.

Em nota divulgada, o órgão destaca que mantêm um trabalho permanente de fiscalização das próprias atividades e que, além de auditorias internas, também conta com a ajuda de órgãos de controle externo como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Sair da versão mobile