Cadastro é a ferramenta utilizada pelos técnicos da Defesa Sanitária Vegetal para acompanhamento do vazio sanitário
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) prorrogou até sexta, dia 19, o prazo para cadastro ou atualização de cadastro das propriedades com plantio de soja do estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial de Mato Grosso. O prazo final para a realização do cadastro terminaria na segunda, dia 15.
Até esta data, existiam 10.158 cadastros, com a área de plantio de soja informada pelos produtores ultrapassando 6,6 milhões de hectares. Em 2015, foram cerca de 4 mil propriedades cadastradas, que somaram área de 4,5 milhões de hectares.
Em nota, o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, atribuiu a prorrogação do prazo à demanda do setor em decorrência de alguns produtores não terem conseguido fazer o cadastro devido à lentidão verificada no sistema.
– A sobrecarga ao Sistema de Cadastro de Propriedades nos últimos dias pode ter ocasionado instabilidade no tráfego de dados devido à quantidade de acessos simultâneos – afirma.
O cadastro é a ferramenta utilizada pelos técnicos da Defesa Sanitária Vegetal para acompanhamento do vazio sanitário, período de ausência total de plantas vivas na lavoura, medida adotada para evitar a disseminação da ferrugem asiática.
Os produtores podem realizar o cadastro nos escritórios do Indea e pelo site do instituto.
Com informações do Indea