Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Indea recomenda aumento do período de vazio sanitário da soja para 150 dias em Mato Grosso

Pedido deve ser avaliado pelo Ministério da Agricultura e, se aprovado, passa a valer para a próxima safraO vazio sanitário da soja em Mato Grosso pode passar de 90 para 150 dias a partir da próxima safra. A recomendação técnica foi feita pela Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) e o pedido deve chegar ao Ministério da Agricultura (Mapa) na próxima semana.

O coordenador do Indea-MT Rogaciano Arruda falou ao Rural Notícias que a entidade está alinhada com as orientações do Mapa e vai a aguardar a posição do governo para o pedido de ampliação do período de vazio.

– A área de soja é ampliada a cada ano e há uma preocupação dos pesquisadores com a sucessão de soja sobre soja, porque os fungicidas perdem a eficiência. Hoje, não existe nenhum novo produto sendo registrado no Mapa, o objetivo é que eles não percam eficiência rapidamente por conta da sucessiva aplicação – disse Arruda.

Clique aqui para ver o vídeo

 

Se aprovado, o vazio de 150 dias – ou cinco meses – entra em vigor no próximo ciclo.

• Produtores de Mato Grosso têm prejuízo com segunda safra de soja

Na primeira edição do Mercado & Cia desta terça, dia 19, o coordenador da Defesa Vegetal do Mapa em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, também falou sobre a necessidade de ampliação do vazio, para reduzir o número de ciclos da ferrugem.

– A produção da safrinha de soja não é proibida, porém, é necessária uma diminuição considerável da cultura, pelo menos em Mato Grosso, pois os fungicidas usados para controle de pragas não estão apresentando eficiência – salientou Guerra.

Veja o alerta de Wanderlei Dias Guerra:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile