No Estado de Kerala, as chuvas fortes podem resultar em estragos nos grãos, completou Rajah. Entretanto, chuvas em Karnataka, no sul da Índia, foram normais e bem distribuídas, disse Rajah, o que poderá beneficiar a safra. A produção nesta região deverá atingir as expectativas do Conselho. A entidade projetou a produção de 221.475 toneladas de café em Karnataka, a maior região produtora indiana, que responde por 70% da produção total do país.
Os preços do café arábica, por sua vez, estão 15% a 20% mais altos na Índia, enquanto o valor do robusta cresceu 5% no mercado internacional, afirmou Rajah. O país deverá exportar cerca de 190.000 toneladas de café em 2009, queda de 11% frente as 212.817 toneladas embarcadas no ano passado.
O grão arábica indiano é usado principalmente nos cafés premium, e os grãos robusta para blends com arábica, como uma opção de baixo-custo para café torrados ou processados em café instantâneo.
As exportações de café do país caíram 22% no ano, de 01 de janeiro a 24 de julho, totalizando 114.345 toneladas, de acordo com dados do Conselho de Café.
? A demanda da Rússia, Alemanha e Itália diminuiu ? disse Rajah.
A Índia exporta cerca de dois terço de sua produção, principalmente para a Europa, com a Alemanha, Itália, Rússia e Bélgica respondendo por mais da metade da demanda total.