Apesar da retirada da Índia, os representantes da OIC ainda não encontraram consenso sobre o nome do novo diretor executivo. Amanhã, as partes continuarão tentando chegar a uma solução de comum acordo. O processo somente seguirá para votação se a ausência de acordo persistir. Tradicionalmente, a liderança da OIC é obtida por consenso. Diante da disputa, não é possível prever se o novo líder da organização será anunciado nesta quarta, dia 28. Os participantes têm até sexta, dia 30, quando termina a reunião anual, para decidir.
O Brasil tenta emplacar o nome de Robério Silva, diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura. Também concorre ao cargo Rodolfo Taubert, do México. A delegação brasileira é liderada pelo subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Itamaraty, Valdemar Carneiro Leão, e conta com políticos nacionais.
A disputa pela liderança da OIC foi aberta após a saída do colombiano Nestor Osório para representar seu país na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Atualmente, o brasileiro José Sette é o diretor executivo interino.