Índia retoma condição de maior importador do açúcar brasileiro

País e algumas nações do Oriente Médio mudam cenário dos embarquesDesde o início deste ano mudou bastante o destino das exportações brasileiras de açúcar. A avaliação é da Job Economia. De acordo com os analistas, a Índia e os países do Oriente Médio aumentaram a demanda pelo produto brasileiro por causa da forte quebra da safra indiana em 2008/2009.

Para a consultoria, o destaque neste início de safra é a volta da Índia como principal importador do produto brasileiro. Além do país, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Bangladesh também apresentaram grande crescimento. Os quatro destinos representaram juntos cerca de 47% do total exportado pelo país.

O Brasil vendeu para a Ásia, em maio do ano passado, pouco mais de 81 mil toneladas. Já em maio deste ano, o volume ultrapassou 775 mil toneladas. Já para o Oriente Médio, as usinas brasileiras embarcaram em maio de 2008 quase 109 mil toneladas, e no mesmo mês de 2009 os embarques atingiram mais de 346 mil toneladas.

De acordo com a consultoria, o volume total das exportações brasileiras deve apresentar recorde no período de maio a junho, chegando a 4,38 milhões de toneladas, uma alta de 33,7% em relação ao mesmo período da safra passada.