Depois da queda registrada em julho, o ICPR teve alta de 2% no último levantamento. A expectativa em relação aos preços se mostrou menor, já a disposição de compra de insumos e equipamentos aumentou. O Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICP Soja) subiu 4% comparando os dados de outubro com os de julho. Assim como ocorreu no índice geral, o sojicultor se mostra mais disposto a comprar insumos e equipamentos. A avaliação sobre os preços do grão ficou estável.
Segundo a consultora e pesquisadora da Unibusiness Estratégia, Camila Dias de Sá, o produtor está capitalizado e as condições do mercado estão mais competitivas.
? Embora os preços estejam caindo, ainda estão altos. Isso é importante, e a questão do dólar ter dado uma inversão, junto com o fato dele (o produtor) estar capitalizado, ele fica otimista, ele fica confiante ? afirma a pesquisadora.
De acordo com a consultora, a tendência é tanto o produtor rural de uma forma geral, quanto o produtor de soja, manterem o otimismo para os próximos meses. Somente mudanças no clima, agravamento da crise e quedas significativas nos preços das commodities podem alterar esse cenário.
? A condição climática vai influenciar também na confiança do produtor. Ele faz um balanço entre preços e possibilidade de produtividade para verificar a rentabilidade que ele pode ter ? afirma Camila.
Assista às entrevistas de Camila Dias de Sá no Rural Meio-Dia: