>> Acesse o site especial do projeto Soja Brasil
O ICPSoja chegou a 114,4 pontos na rodada de outubro, resultado que expressa otimismo do sojicultor para a safra 2013/2014. O subíndice ‘condições atuais do negócio’, com aumento de 17%, foi o que mais contribuiu a ascensão do índice de soja, refletindo a confiança dos agricultores em relação à produtividade e melhora no seu negócio de modo geral na safra atual. Entretanto, em comparação ao mesmo período de 2012, o ICPSoja registrou resultado 13% menor. Contribuíram para isso os subíndices ‘preços’ e ‘equipamentos’, que registraram quedas de 14% e 8%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2012.
>> Valor interno da soja cai com perspectiva de maior oferta mundial
O índice que mede a confiança geral do produtores rurais brasileiros caiu 3% em relação a abril e atingiu os 89,8 pontos, seguindo abaixo do nível de confiança. O subíndice ‘equipamentos’ teve a maior queda entre os subíndices do indicador, marcando 17% menos que em abril. Já o subíndice ‘insumos’, marcou 112,7 e, apesar da queda, ainda é o único acima do nível de confiança.
Segundo o professor Roberto Fava Scare, coordenador do AgroFEA, os resultados sinalizam maior preocupação do produtor quanto aos investimentos na produção e no controle de pragas.
O indicador de confiança setorial busca captar as expectativas dos agentes que atuam em setor específico sobre o comportamento da economia em geral e, sobretudo, sobre as expectativas em relação ao desempenho do setor nos próximos meses. A Uni.Business Estratégia, em parceria com o Canal Rural, criou o Índice de Confiança do Produtor Rural e o Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICPRural e IPCSoja), que agora passa a ser elaborado pelo AgroFEA Ribeirão Preto, para possibilitar às organizações atuantes nos agronegócios compreender a expectativa do agricultor para os próximos meses.
Metodologia
A confiança do produtor é avaliada por questões que abordam a sua intenção de compra de insumos (defensivos e fertilizantes), equipamentos e implementos agrícolas, sua avaliação sobre o preço do produto cultivado e percepções sobre as condições atuais do seu negócio.
O ICPRural e o ICPSoja se desdobram em subíndices que refletem a expectativa para cada um desses tópicos. Os índices são apurados pela Uni.Business em entrevistas telefônicas com base em uma amostra representativa de produtores de soja, milho, cana, café, arroz, citros e algodão em 16 Estados. A coleta é realizada entre o primeiro e o último dia útil de cada trimestre e a divulgação é trimestral. O AgroFEA possui cerca de 7 mil produtores cadastrados para realização do levantamento.
>> Leia outras notícias sobre Soja