Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Índice de preços ao produtor recua pelo segundo mês seguido

Seguindo o Cepea, resultado se deve à queda no índice de grãos, uma vez que demais grupos de alimentos tiveram avanços

conab, trigo, soja, milho, anec, exportação, grãos
Foto: Pixabay

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) recuou 2,1% em fevereiro frente a janeiro, em termos nominais.

O resultado se deve à queda observada para o IPPA-Grãos (-6,2%), uma vez que, para os demais grupos de alimentos, houve avanços nos preços nominais: IPPA-Pecuária (0,8%), IPPA-Hortifrutícolas (6,6%) e IPPA-Cana-Café (0,2%).

Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais recuou 0,7%, logo, de janeiro para fevereiro, os preços agropecuários caíram frente aos industriais da economia brasileira.

No cenário internacional, os preços dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, recuaram 0,8%; enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, apresentou alta de 1%. Entre fevereiro/23 e fevereiro/24, o IPPA/Cepea registra forte queda de 15,9%, bem mais intensa que a observada para o IPA-OG-DI Preços Industriais, de 4,2%.

Na comparação entre anos, ainda, os preços internacionais dos alimentos registraram queda de 10,4%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 4,8%. Juntos, esses resultados indicam haver certa paridade entre os movimentos dos preços agropecuários domésticos e internacionais. 

Sair da versão mobile