Entre os três indicadores que compõem o IGP-DI, apenas o Índice de Preços por Atacado (IPA) não apresentou desaceleração em relação ao mês anterior. A taxa passou de 2,22% em maio para 2,29% em junho.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), ficou em 0,77% ante 0,87%, em maio. A queda no preço dos alimentos (de 2,33% para 1,85%), com maior peso nessa avaliação, puxou a taxa para baixo.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) também registrou queda. Ficou em 1,92% no mês de junho contra 2,02% registrados em maio. Os preços de materiais e da mão-de-obra caíram. Apenas o grupo de Serviços apresentou elevação.
Calculado mensalmente pela Fundação Getulio Vargas, o IGP-DI mede o comportamento de preços em geral da economia brasileira. É uma média aritmética, ponderada dos seguintes índices: IPA que é o Índice de Preços no Atacado e mede a variação de preços no mercado atacadista. O índice mede a variação dos preços para as famílias que com renda de um a 33 salários mínimos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.