A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) informou nesta terça, dia 19, que o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) subiu 8,99% em junho. Esta foi a terceira alta consecutiva do indicador e a maior nos últimos 46 meses. O IIPR acumula um crescimento de 11,8% no ano e de 31,34% nos últimos 12 meses.
Os principais responsáveis pela elevação dos preços pagos aos produtores rurais em junho foram a soja e o trigo, ambos com acréscimo de 10%, o arroz, com 7%, o milho, com 6%, e os suínos, com aumento de 23%.
Custo de produção
Já o outro indicador medido mensalmente pela Farsul, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), apresentou uma alta de 0,64% em junho, após quatro meses de queda consecutiva. De acordo com a entidade, isso comprova a percepção de que maio seria o melhor mês para a compra de insumos por parte do produtor gaúcho. No acumulado do ano, o IICP mostra uma deflação de 0,72% e, em 12 meses, uma inflação de 5,09%.
A Farsul informou que os fertilizantes acumulam uma queda média de 19% em 2016, mas que essa redução não se reflete em todos os produtos. Os agroquímicos, por exemplo, não acompanham a queda da taxa de câmbio e apresentam aumentos que podem chegar a 19% no ano.