Índice de Preços Recebidos pelo produtor cai na segunda quadrissemana de novembro em SP

Pesquisa aponta variações negativas entre os produtos de origem animal e preços praticamente estáveis entre os de origem vegetalO Índice quadrissemanal de Preços Recebidos (IqPR) pelo produtor rural paulista teve queda de 2,04% na segunda quadrissemana de novembro, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento. Separado em grupos de produtos, o IqPR-V (produtos de origem vegetal) fechou com variação negativa de 2,8% e o IqPR-A (produtos de origem animal) encerrou praticamente estável com 0,01% de queda.   Quando a cana-de-açúcar (que no período teve qu

Segundo os pesquisadores, o aumento no volume de carne suína destinada ao mercado internacional reduziu a competição no mercado interno e melhorou os preços recebidos pelos suinocultores em meados de outubro. Eles comentam, ainda, que a lenta liberação de estoques de arroz pelos produtores motivou o reajuste dos preços do produto do campo ao consumidor final.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços no período foram banana nanica (-13,96%), batata (-11,30%), laranja para indústria (-10,15%) e soja (-7,30%).
 
No período analisado, quatro produtos apresentaram alta de preços, sendo dois de origem vegetal e dois de origem animal, e 14 apresentaram queda, dos quais 11 são vegetais e três de origem animal. Conforme os pesquisadores, no período analisado, a carne de frango não apresentou variação de preços.