O agricultor brasileiro está mais esperançoso com o desempenho da atividade nesta safra. O ICPR fechou o mês de setembro com 102,2 pontos, um aumento de 17% em relação à marca registrada em agosto. O resultado confirma o avanço da expectativa do homem do campo, que nos últimos três meses tem se mostrado mais confiante com o futuro do setor.
No campo este otimismo é confirmado. O produtor Milton Garbugio, por exemplo, vai plantar 2,5 mil hectares de soja em Campo Verde (MT), sendo que 1,4 mil hectares serão destinados à safrinha de algodão. A previsão é obter boas produtividades nas duas culturas, já que ele investiu na correção do solo e em novos maquinários. Na avaliação de do agricultor, o atual cenário é animador, principalmente pela valorização das commodities.
O preço é um dos principais fatores que elevaram o índice de confiança do produtor de soja. Em setembro, este sub-índice atingiu a marca de 111,2 pontos, um crescimento de 49% em relação ao mês de agosto. O maior aumento ficou por conta do fator “condições atuais”, que registrou elevação de 69% em relação ao mês anterior. Com isso, o índice do produtor de soja alcançou em setembro a marca de 95,7 pontos ? melhor desempenho desde janeiro, quando anotou 74,3 pontos.
Os índices de confiança são atualizados mensalmente. Para acompanhar e obter mais informações sobre seus desempenhos, acesse o site www.icprural.com.br.