Indústria do PR investe R$ 20 milhões em polo avícola no sul do MS

Uma indústria do Paraná vai criar um novo polo avícola no extremo sul do Mato Grosso do Sul, instalando um abatedouro em Eldorado e contratando produtores integrados em quatro municípios, onde a agricultura familiar tem forte peso econômico.

Atualmente, funcionam no centro-sul do Estado abatedouros de média e grande escala industrial em Itaquiraí (Frango Bello), em Caarapó (Doux/Frangosul) e em Dourados (BRF/Perdigão).

A Averama prevê investir em torno de R$ 20 milhões na construção de 80 granjas de engorda de frangos – em Eldorado, Japorã, Iguatemi e Mundo Novo – uma fábrica de ração, 36 casas para funcionários e 18 poços artesianos.

Também uma incubadora está no projeto para produzir 150 milhões de ovos férteis por ano, com 1,4 mil poedeiras.

A empresa, que trabalha com produtos resfriados à base de aves, deverá gerar 600 empregos diretos nos quatro municípios. Ela está cumprindo o processo burocrático junto aos órgãos federais e estaduais, por isso, ainda não há data para iniciar a instalação.

O interesse da empresa em se instalar no Cone Sul é porque a região faz divisa com o Paraná, onde está sediada a matriz da indústria. Audiências públicas já foram realizadas nos quatro municípios para debater a implantação da Averama.