De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Christian Lohbauer, todos defenderam a necessidade da criação do Consecitrus.
? A presença dos comandantes de cada companhia mostra que a indústria não está brincando e que há um compromisso para a reconstrução do setor ? disse Lohbauer.
De acordo com informações da entidade, Geld citou na reunião o Consecana, modelo criado há 12 anos pela cadeia da cana-de-açúcar, como exemplo de transparência nas relações entre indústria e produtores. O executivo pediu ainda aos citricultores presentes que avaliem os possíveis benefícios do Consecitrus no longo prazo e que voltem a investir na produção de laranja.
Cutrale afirmou que a empresa está empenhada na formação do conselho e considerou que a laranja voltará ser um bom negócio quando as dificuldades do mercado internacional forem superadas. Cerca de 70% das exportações brasileiras de suco vão para a Europa, que enfrenta uma crise econômica. O executivo pediu ainda foco na produtividade, além de ações de marketing e de gestão integradas na cadeia citrícola. Já Ermírio de Moraes lembrou os embates comuns entre produtores e a indústria e pediu aos presentes que olhem para frente, com a criação de uma agenda positiva.