Na avaliação do Iedi, alguns fatores confirmam que a indústria está em recuperação. Primeiro o aumento gradativo na produção industrial, que já ocorre há sete meses seguidos. Alem disso, este crescimento vem sendo registrado nos mais diversos setores da indústria. E tem também o resultado do mês de julho que, segundo os pesquisadores, revela margens mais altas de crescimento se comparadas aos meses anteriores.
Os dados do IBGE mostram crescimento na indústria em geral de 2,2% no mês de julho deste ano, em relação a junho. Na comparação com julho de 2008 a produção industrial brasileira apresentou uma queda de 9,9%. Apesar da variação negativa, o Iedi ressalta que nos últimos meses esta queda estava na media de 13%, o que mostra sinais de recuperação.
No ano até julho, a indústria acumula queda de 12,9% a menor taxa negativa observada em 2009. E 23 dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE mostraram um desempenho positivo em julho. Os destaques foram máquinas e equipamentos (8,9%); metalurgia (4,5%) e alimentos (1,9%).