Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Indústria de suco dos EUA quer que país eleve limite de fungicida

Para entidade que representa o setor, deveriam ser consideradas as quantidades no produto diluído para consumo, em vez do concentradoA Juice Products Association (JPA), entidade que representa a indústria norte-americana de sucos, disse por meio de nota, nesta sexta, dia 27, que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) deveria considerar níveis acima de 80 partes por bilhão (ppb) como base para rejeitar cargas de suco de laranja importado contendo traços do fungicida carbendazim. Isso porque este é o limite considerado seguro pela avaliação de risco feita pela Agência de Proteçã

“A avaliação de risco feita pela EPA determinou que níveis de carbendazim de até 80 ppb, um volume microscópico, não ameaça a saúde humana”, diz o comunicado.

A JPA alertou que os Estados Unidos não produzem todo o suco necessário para atender a demanda do país e que a indústria precisa do produto concentrado de outros países para assegurar uma oferta adequada ao mercado doméstico americano. A entidade argumenta ainda que os níveis de carbendazim deveriam ser testados no suco como ele é consumido, ou seja, diluído, já que não se consome produto concentrado.

“A agência está usando um limite oito vezes maior do que aquele considerado seguro, porque a lei a manda fazê-lo. A JPA endossa e aplaude a supervisão da FDA sobre o suco concentrado, mas mantém a avaliação de que a análise deveria ser feita na forma como o produto é consumido, uma maneira lógica e prática de garantir segurança para o consumidor”, diz a nota.

Sair da versão mobile