Indústria de suco de laranja mantém silêncio após reunião com FDA

CitrusBR informa que aguarda contato do presidente do órgão norte-americano para divulgar decisão tomada no encontroA indústria de suco laranja manteve o silêncio após a reunião desta quinta, dia 26, com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), para discutir os limites de carbendazim na bebida brasileira importada pelos norte-americanos. A assessoria de comunicação da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) informou que ainda aguardava um contato do presidente da entidade, Christian Lohbauer, para informar qualquer decisão tomada no en

Além da CitrusBR e da FDA, participaram da reunião, em Washington (EUA), representantes da Juice Products Association (JPA), que representa a indústria de suco no país, e advogados. Nesta sexta, dia 27, a FDA prevê divulgar o relatório semanal com análises de amostra de suco de laranja para apurar resíduos de carbendazim, princípio ativo de fungicidas cujo uso é proibido desde 2009 nos Estados Unidos.

No final de 2011, a FDA iniciou a investigação da presença do produto químico em cargas de suco de laranja do Brasil e ameaçou o embargo da bebida. No último relatório, divulgado na última sexta, dia 20, o órgão informou ter analisado 45 amostras de cargas de suco e apurou não haver resíduos de carbendazim em 19 delas. Nenhuma era proveniente do Brasil. As outras 26 amostras, entre as quais há suco brasileiro, ainda estavam estão sob análise ou revisão de conformidade.