Indústrias de suco de laranja buscam capacidade extra de moagem

Segundo o Cepea, o objetivo é recuperar estoques de suco que iniciaram a safra em níveis considerados baixosNas indústrias de suco de laranja, o processamento segue em ritmo acelerado, segundo informações divulgadas nesta segunda, dia 26, pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em todas as regiões do Estado de São Paulo, as fábricas tentam absorver o máximo possível dessa safra, que é uma das maiores dos últimos anos. Para tanto, tentam aproveitar inclusive pequenas fábricas que estavam com capacidade ociosa de processamento.

Produtores consultados pelo Cepea, por sua vez, consideraram positiva a atitude de algumas empresas em buscar aumento da sua capacidade de moagem. O objetivo da indústria é recuperar os estoques de suco, que iniciaram a safra em níveis considerados baixos.

Apesar do avanço da safra, o número de negócios de laranja com a indústria na modalidade spot captado pelo Cepea tem sido insuficiente para a elaboração de médias de preços que atendam aos critérios metodológicos. Neste ano, muitas vendas para a indústria se baseiam no valor da LEC (Linha Especial de Crédito) acrescido de participação do preço internacional do suco – a ser definido no final da safra. Por esse motivo, a tabela “Laranja Indústria” do Cepea não tem sido atualizada.