Inflação agropecuária perde fôlego no atacado, afirma FGV

Produtos agropecuários atacadistas subiram apenas 0,07% na segunda prévia do IGP-M de outubroA inflação agropecuária perdeu fôlego no atacado. Os preços dos produtos agropecuários atacadistas subiram apenas 0,07% na segunda prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de outubro, em comparação com o avanço de 1,33% na segunda prévia do mesmo índice em setembro.

Segundo informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada nesta quinta, dia 20, os preços dos produtos industriais assumiram trajetória contrária a dos agrícolas, e voltaram a acelerar, com alta de 0,87% na segunda prévia de outubro, em comparação com o aumento de 0,33% na segunda prévia de setembro.

Mais cedo, a FGV informou que a inflação avançou com menor intensidade na segunda prévia do IGP-M. O indicador subiu 0,50% em outubro. Em setembro, a segunda prévia do índice mostrou alta de 0,52%.

A taxa acumulada do IGP-M é usada no cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de outubro, o IGP-M acumula aumentos de 4,67% no ano e de 6,92% em 12 meses.