A pesquisa envolve produtos comprados pelo consumidor para elaboração da bebida por conta própria. Ou seja, não está incluído o impacto do aumento no preço da bebida em bares e restaurantes. A FGV destacou que, entre os ingredientes, a maior taxa de elevação de preços no período é a do açúcar refinado (69,81%). Em seguida aparecem a aguardente de cana (17,94%) e o limão (8,93%).
Essa não é a primeira vez que a FGV faz esse tipo de levantamento. Em setembro do ano passado, a instituição constatou que, somente em São Paulo, para fazer uma caipirinha em casa, o paulistano estaria gastando, em média, 40% a mais na compra dos ingredientes.
O economista André Braz, responsável pelo levantamento, explicou que o calor excessivo nos últimos meses deve ter contribuído para o aumento de consumo da bebida, bem como dos produtos usados em sua elaboração. Segundo ele, a alta na procura deve ser ainda mais intensa nas próximas semanas, devido ao Carnaval.
? Provavelmente teremos um aumento na procura e, assim, uma redução na oferta, levando a novos aumentos de preços (nos produtos) ? comentou.