De acordo com os números divulgados nesta sexta, dia 3, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em março foram vendidos mais de 8,6 mil caminhões no Brasil, 33% a mais que no mês anterior.
O resultado positivo das vendas no primeiro trimestre, principalmente em março, teve dois motivos: a colheita da safra de grãos e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo que representa 5% do valor de um caminhão novo.
Para um caminhão de R$ 300 mil, a medida representa um desconto de R$15 mil. Sem saber que a redução seria prorrogada, em algumas regiões, clientes correram às lojas para aproveitar o desconto.
Ainda assim, de acordo com o presidente da Fenabrave, Sérgio Rezende, mesmo com a recuperação de março, a perda do setor de caminhões é grande por causa da crise.
? Não tem frete e, por isso, as pessoas não vão fazer o investimento, nem comprar enquanto a economia não der um bom sinal de que vai ficar estável e vai ter transporte.
Segundo a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC& Logística) o movimento já caiu cerca de 40%. De acordo com o presidente da entidades, Flávio Benatti, quem trabalha com transporte para exportação sofre mais por causa de alguns mercados.