A intenção do encontro é definir uma proposta que atenda melhor aos interesses dos Estados, a saúde pública e as cadeias produtivas dos produtos de origem animal. Além disso, os representantes irão discutir o aporte de recursos financeiros do Ministério da Agricultura para os serviços de inspeção estaduais e a uniformização de procedimentos e integração entre os sistemas.
Criado em 2000 por entidades de defesa agropecuária dos Estados de Minas Gerais, Tocantins, São Paulo e Bahia, o Fonesa conta atualmente com a participação de membros de todos os Estados do Brasil.
A última reunião do Fórum ocorreu em Belo Horizonte (MG), em junho deste ano. Na casião, foi acordada a retomada da discussão de retirada gradual da vacinação contra a Febre Aftosa. O debate foi paralisado depois do registro de foco da doença nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, em 2005. A conversa foi retomada após o restabelecimento do status de área livre de febre aftosa com vacinação perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).