Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Instabilidade jurídica e demarcações derrubam preço das terras em Mato Grosso do Sul

Produtores temem não conseguir comercializar áreas ocupadas por índiosA instabilidade jurídica e a demarcação de terras indígenas estão derrubando o preço das terras no Estado de Mato Grosso do Sul. O analista da Scot Consultoria Alex Lopes salienta que esses problemas afetam o mercado da região.

– Uma conjunção de fatores acaba prejudicando as negociações. O Mato Grosso do Sul é o Estado em que a questão [das demarcações] está mais latente. As recentes invasões indígenas nas propriedades estão prejudicando as áreas que estão ao redor – aponta.

Lopes explica que alguns produtores acabam vendendo a terra por valores menores por medo de não conseguirem usufruir da área devido às ocupações.

– Essa é uma questão bem pontual, ocorre apenas na volta de propriedades que têm invasões. Muitas vezes os produtores não conseguem nem vender essa áreas, devido ao receio por parte do comprador. O governo deveria dar um pouco mais de atenção para esse problema, pois está atrapalhando o mercado importante do Estado – reforça.

• Leia mais sobre questão indígena

Terras do Brasil

Segundo Lopes, a terra tem se tornando cada vez mais escassa no Brasil e isso também contribui para a alta no preço.

–  A terra está tão escassa que a agricultura tem avançando para a área de pecuária. Hoje é praticamente impossível abrir novas áreas no país em função do novo Código Florestal. O país também está no foco da produção mundial de alimentos. Todos esses fatores tornam a terra cada vez mais cara e a longo prazo deve se valorizar cada vez mais – explica.

Sair da versão mobile