Instalação de maltaria impulsiona produção de cevada no norte do Rio Grande do Sul

Unidade da AmBev, que entrará em operação em Passo Fundo no segundo semestre de 2012, faz produtores apostarem na valorização do grãoCom o incentivo vindo da instalação de uma maltaria da Ambev em Passo Fundo, a cevada ganhará força na Metade Norte do Rio Grande do Sul. Diante da estiagem que castiga a safra de verão, muitos agricultores também apostam na cultura para recuperar as perdas atuais no ciclo de inverno.

Um deles é João Nelson Barboza. Enquanto a falta de chuva castiga os 154 hectares de milho em Não-Me-Toque, ele projeta ampliar em 20% a área de cevada na próxima safra. A oportunidade de bons negócios, associada à instabilidade do trigo, é o principal motivo.

Em 2010, Barboza e os quatro irmãos plantaram 64 hectares de cevada. No ano seguinte, 90 hectares. No próximo ciclo, a meta é alcançar 110 hectares. Confiante na valorização do grão, o produtor acredita que a cultura fortalecerá a propriedade de 650 hectares:

– A perspectiva da Ambev é um convite para investir e faz da cevada uma boa alternativa para o inverno.

A maltaria entrará em operação no segundo semestre de 2012, antes do término da próxima colheita. A unidade produzirá 110 mil toneladas de malte por ano. Enquanto as obras não começam, a Ambev investe no fomento à produção, que deve abranger mais de 2,5 mil famílias fornecedoras.

– O fomento tende a valorizar a produção regional, que tem qualidade e boa produtividade – observa Cláudio Dóro, engenheiro agrônomo da Emater em Passo Fundo.

O malte produzido na unidade atenderá à demanda de fábricas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O diretor agroindustrial da Ambev, Marcelo Otto, revela que o objetivo é ter a política comercial definida e a produção pré-contratada até maio de 2012.

O cultivo no RS

– Área: 35 mil hectares (24 mil na Região de Passo Fundo)
– Produção: 115,5 mil toneladas (72,2 mil toneladas na Região de Passo Fundo)
– Produtividade média: 3,3 mil quilos/ha
– Preço: R$ 28,62 (saca 60 quilos de cevada classe 1)