Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Instituto Agronômico do Paraná lança nova variedade de feijão

IPR Campos Gerais foi desenvolvida sem uso de transgeniaO Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou nessa quinta, dia 1º, no município de Ponta Grossa, a variedade de feijão IPR Campos Gerais. A IPR Campos Gerais foi desenvolvida por método convencional de melhoramento genético - sem uso de transgenia — e, de acordo com o Iapar, reúne ótimos atributos agronômicos e tem grãos (do grupo comercial carioca) de boa qualidade culinária e nutricional.

Conforme o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, a nova variedade vai possibilitar ao Estado permanecer na liderança da produção nacional de feijão. Ele também ressaltou a importância dos investimentos públicos em pesquisas para a agricultura – setor que movimenta a economia de 90% dos municípios do Estado.

Segundo a pesquisadora do Iapar, Vânia Cirino, a IPR Campos Gerais é adaptada para plantio nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Seu potencial produtivo chega bem próximo de quatro toneladas por hectare, ficando pronta para colheita em menos de 90 dias. As plantas têm porte ereto e podem ser colhidas mecanicamente.

A nova variedade é moderadamente tolerante à seca e situações de altas temperaturas na fase de florescimento e começo da formação de vagens. Suas plantas se desenvolvem de modo eficiente em solos ácidos e com baixa disponibilidade de fósforo.

No aspecto doenças, é resistente à ferrugem, oídio e vírus do mosaico comum. Apresenta resistência moderada à antracnose, murcha de fusário, crestamento bacteriano comum e murcha de curtobacterium. É, no entanto, suscetível à mancha angular.

Do ponto de vista culinário, os grãos de IPR Campos Gerais cozinham em cerca de 22 minutos. Apresenta ainda bom teor de proteína, ferro e zinco.

Com a IPR Campos Gerais, o Iapar chega a 178 variedades lançadas em 40 anos de atividades. As sementes da nova variedade estarão disponíveis a partir de janeiro. Os interessados podem obter mais informações pelo endereço eletrônico comercial@iapar.br.

Sair da versão mobile