Instituto de Agropecuária firma convênio com Rede Metrológica de Minas Gerais

Objetivo é treinar servidores para obter competência de todos os laboratórios do IMAO Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) firmou neste mês de maio, convênio com a Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG) para capacitar técnicos dos Laboratórios de Química Agropecuária (LQA) e Laboratório de Saúde Animal (LSA) na área de metrologia. O objetivo é treinar os servidores para obter o reconhecimento de competência de todos os laboratórios do IMA, como previsto na Norma ISO/IEC 17.025.

Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, as capacitações são essenciais para promoverem a melhoria dos processos produtivos.

? O número de demandas por produtos e serviços, bem como, a novas tecnologias que atendam aos padrões de qualidade nacionais e internacionais são crescentes ? argumenta.

Rodrigues Neto fala ainda, sobre a importância da metrologia como forma de garantir o monitoramento de qualidade de um produto ou de uma análise.

? Medições confiáveis asseguram a confiabilidade para o consumidor e mantém o estado com uma competitividade reconhecida no mercado ? completa.

O número de servidores a serem capacitados irá depender dos cursos e treinamentos que serão ofertados pela RMMG.

A ISO/IEC 17.025 é considerada referência mundial para laboratórios de ensaio e calibração. A norma estabelece critérios para os laboratórios que desejam demonstrar sua competência técnica, que possuem um sistema de qualidade efetivo e que são capazes de produzir resultados tecnicamente válidos.

De acordo com a RMMG, a metrologia tem como foco principal prover confiabilidade, credibilidade, universalidade e qualidade às medidas. As medições estão presentes, direta ou indiretamente, em diversos processos e envolve a indústria, o comércio, a saúde, a segurança, a defesa e o meio ambiente.