Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Instituto analisa qualidade das sementes comercializadas no Estado de Minas Gerais

Objetivo é avaliar o potencial de pureza e germinação do insumoEntre julho e novembro deste ano o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai coletar 400 amostras de sementes no comércio de Minas Gerais. O objetivo é avaliar o potencial de pureza e germinação deste insumo para permitir ao produtor rural o plantio de sementes de qualidade. As avaliações das amostras serão realizadas no Laboratório de Análise de Sementes (Lase) gerenciado pelo próprio Instituto.

Minas Gerais é o único Estado da federação que realiza a fiscalização do comércio de sementes e mudas. Atualmente, 2,4 mil estabelecimentos são registrados neste tipo de atividade.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, afirma que é fundamental haver o monitoramento constante destes insumos.

? As sementes e mudas de boa qualidade são fundamentais para a obtenção de lavouras sadias e produtivas. E para que haja segurança e confiabilidade é necessário fiscalizar todo o sistema de produção, principalmente o de comercialização desses produtos ? completa.

As sementes são responsáveis pelo potencial genético das espécies, variedades e do plantio. Por isso, precisam ter qualidade para que as lavouras ou culturas sejam sadias e produtivas. As pessoas físicas e jurídicas que trabalham com produção, beneficiamento, armazenamento, reembalagem, comercialização, certificação ou análise de sementes e mudas devem se inscrever ou se credenciarem no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

Desde 2007 o IMA monitora a venda de sementes e mudas. A fiscalização é realizada três vezes ao ano em todo o território mineiro. No caso de municípios que não possuem estabelecimentos registrados, o IMA fiscaliza os potenciais comercializadores desses produtos em cada região.

Em 2010, foram realizadas mais de cinco mil fiscalizações do comércio de sementes e mudas em todo o território mineiro e o ano fechou com 2,3 mil lojas e comerciantes inscritos no Renasem. Neste ano já foram realizadas 1,8 mil fiscalizações no comércio de insumos em MG.

Sair da versão mobile