O Brasil vende alimentos para os países árabes que, por sua vez, fornecem fertilizantes ao Brasil. Até o ano passado, a conta era favorável aos brasileiros, mas a balança comercial inverteu a trajetória.
No primeiro semestre de 2007, a diferença entre o que o Brasil exportou e importou dos países árabes era positiva em US$ 600 milhões. No mesmo período deste ano, as vendas externas alcançaram US$ 4,1 bilhões, mas as importações chegaram a US$ 5,3 bilhões. Isso quer dizer que o resultado foi negativo em um US$ 1,2 bilhão.
Apesar das importações em alta, para o agronegócio brasileiro as vendas aos países árabes continuam crescentes. Entre janeiro e junho de 2008, o Brasil vendeu ao exterior US$ 2,4 bilhões em alimentos, aumento de 21,4% em relação ao ano anterior. O destaque ficou por conta de produtos como carnes e leite, que devem continuar com bons resultados. Os lácteos, por exemplo, devem ter as vendas ampliadas para a região porque o excedente brasileiro de produção pode chegar a 700 milhões de litros em dez anos.
O setor de frangos também comemora. Apesar da logística complicada, os países árabes são o maior mercado desta carne. Para a próxima década, a estimativa é que as exportações da carne cresçam 3,49% ao ano para a região.