O Show Rural Digital foi uma das atrações do 34º Show Rural Coopavel, que terminou nesta sexta-feira (11) em Cascavel, no oeste do Paraná. A programação do foi cheia de novidades, tecnologia e possibilidades. Tudo para que os visitantes consigam levar para casa novos conhecimentos, soluções tecnológicas para múltiplas áreas do campo.
- Show Rural mostra trator movido a biometano e plantadeira elétrica e a diesel
- Papel do engenheiro agrônomo é destaque no Show Rural Coopavel
Um dos eventos do Show Rural Digital foi o Iguassu Valley Show, que reuniu especialistas em tecnologia e startups para apresentar ideias de desenvolvimento, automatização e eficiência nas mais diversas áreas, a fim de facilitar a vida dos produtores, administrar e aumentar a produtividade. Os palestrantes do evento falaram sobre monitoramento de produtividade e de propriedades, monitoramento climático, inteligência territorial, inovação e desenvolvimento de projetos, inteligência artificial, conexão e muito mais.
“A inovação é um processo extenso, mas que traz muitos benefícios a longo prazo. Tudo o que fazemos hoje tem um dedinho de inovação e isso tem nos impulsionado muito em direção ao futuro”, diz o presidente da Biopark e um dos palestrantes do evento, Luiz Donaduzzi. Na oportunidade, a Biopark lançou a Fazenda Smart, um campo experimental de demonstração agro.
Mas o Show Rural Digital teve muito mais. Na Praça da Inovação, os eventos Bootcamp e Like a Farmer, voltados para Startups, trouxeram dicas e informação para os participantes, que tiveram espaço para tirar dúvidas e apresentar suas marcas por meio de pitchs.
Além disso, o local também sediou a apresentação do metaverso, feito pelos profissionais Pedro Bocchese, CEO Núcleo Sistemas, e Marcelo Pires, CSO da Datarain/AWS. Em sua fala, os dois demonstraram como o metaverso e a realidade virtual podem contribuir com o agronegócio.
“Trouxemos para o Show Rural Digital alguns exemplos de pulverizadores, onde por meio da realidade virtual é possível trazer simulações. Também apresentamos a parte de inteligência artificial, com reconhecimento de objetos, e o metaverso, conceito que está muito forte hoje”, conta Pedro. “Entre essas estruturas do metaverso é possível fazer movimentos de interações entre várias características, como pessoas, simulações, conseguir visitar fazendas e fazer trabalhos na área de captação”, explica. A experiência do metaverso pode ser aproveitada no Show Rural Digital por todos os visitantes.