Internet auxilia agroindústrias familiares do Rio de Janeiro a divulgarem seus produtos

Site da Aprorio funciona como vitrine para os agricultures familiares do EstadoA internet, responsável pelo aumento de 40% das vendas de bens de consumo no Brasil em 2010, também está auxiliando as agroindústrias familiares do Rio de Janeiro a divulgarem seus produtos. O site da Associação dos Produtores Agroindustriais do Estado do Rio de Janeiro (Aprorio) existe há quase um ano e vem recebendo um número crescente de visitas, que se transformaram em contatos para compra de produtos.

O autor da iniciativa e sócio da Fumel, agroindústria de Cachoeiras de Macacu (RJ), Nélson Guimarães Victor de Oliveira, produz doces de frutas sem adição de açúcar, incentivada pelo Programa Prosperar, da secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro, reconhece que a ferramenta ainda precisa ser melhorada e ampliada. Mas, já se apresenta como um veículo acessado por aqueles que buscam produtos da agricultura familiar.

? O mais importante é que conseguimos reunir no mesmo portal vários produtores que sozinhos dificilmente teriam esta iniciativa ? argumentou.

O objetivo é que o site possa funcionar como uma vitrine para as agroindústrias associadas à Aprorio, com breve descrição e apresentação dos produtos de cada uma delas, além dos contatos. No site também podem ser encontradas notícias de interesse do segmento, como por exemplo, legislação e incentivos de políticas públicas para o setor.

Guimarães acrescentou que a ideia é incluir futuramente um calendário de eventos com a participação das agroindústrias familiares do Estado. Isso vai facilitar o contato direto para aqueles que desejam conhecer e adquirir os produtos. Formado em Administração, ele explica que a Aprorio reúne agroindústrias legalizadas, que produzem dentro das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

? Embora tenham o perfil artesanal, devem lançar mão das tecnologias disponíveis para sua divulgação e ampliação dos canais de comercialização ? finalizou.

O projeto Prosperar incentiva o desenvolvimento das agroindústrias de base familiar no Estado, com legislação específica para sua legalização, assistência técnica, capacitação, financiamento e abertura de canais de comercialização.