Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Investigações da CPI do MST começam em fevereiro

Relatório final só deve ser apresentado e votado em junhoA investigação sobre o repasse de recursos públicos a entidades ligadas aos sem-terra começa em fevereiro do ano que vem. O plano de trabalho da CPI Mista do MST foi aprovado nesta quarta, dia 16, em Brasília.

A previsão do cronograma feito pelo relator da comissão é começar a votar os primeiros requerimentos apenas no dia 3 de fevereiro. Na mesma semana vão começar as visitas a autoridades do governo federal e órgãos de fiscalização.

A primeira audiência está prevista para 8 de fevereiro. Na lista dos que devem ser chamados pela comissão estão especialistas em questões fundiárias e representantes de entidades suspeitas de terem recebido repasses ilegais de dinheiro público. O Tribunal de Contas e a Controladoria Geral da União também vão ser convidados. Os gestores públicos devem ser ouvidos somente em março. Mesmo depois de instalada a CPI, a polêmica entre governo e oposição continua.

? Sobre as cooperativas que desviam dinheiro do MST, já foi provado em outras CPIs, há cinco anos, que não existe. O que existe é dinheiro para assistência técnica, para educação no campo, e isso é pouco dinheiro para entidades. Mas que se tiver irregularidades devem ser investigadas ? afirma o deputado Ivan Valente (P-Sol/SP).

? Ela foi criada para investigar hoje um processo que nós identificamos na CPI da Terra, talvez o deputado Ivan Valente não lembre ou não leu o relatório. Várias instituições identificadas na CPI da Terra foram processadas pelo Ministério Público Federal, já tiveram pessoas condenadas à prisão, à devolução de dinheiro público ? retruca Onyx Lorenzoni (DEM/RS).

O relatório final da CPI do MST só deve ser apresentado e votado em junho do ano que vem.

Sair da versão mobile