Investimento para novas áreas irrigadas virá de PPPs, diz ministro

Futura Secretaria Nacional de Irrigação será criada por meio de um decreto presidencialOs investimentos na ampliação da área pública irrigada no Brasil, que serão definidos pela futura Secretaria Nacional de Irrigação, virão de parcerias público-privadas (PPPs), afirmou nesta segunda, dia 14, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. A nova secretaria será criada por meio de um decreto presidencial para reformular todo o ministério e, entre outras ações, irá disponibilizar áreas públicas no semiárido nordestino para serem cultivadas com culturas irrigadas.

? Trabalhamos dentro da secretaria para que as novas áreas sejam desenvolvidas por meio da parceria público-privada, modelo que poupará o orçamento fiscal. Isso vai desafiar o investidor privado a contrair empréstimos para ampliar a área pública irrigada ? disse o ministro, durante visita ao Fundo de Desenvolvimento da Citricultura (Fundecitrus), em Araraquara (SP).

Para sustentar os investimentos, o governo deverá criar, segundo Coelho, um fundo garantidor específico para a atividade da agricultura irrigada, semelhante ao que já existe para as PPPs. Para o ministro, método deve acelerar a implantação da área.

Laranja
Durante visita a Araraquara, o ministro da Integração Nacional conheceu o Fundecitrus, um dos principais centros de pesquisa, desenvolvimento e de defesa sanitária do setor citrícola brasileiro.

Segundo ele, como a laranja deve ser uma das principais culturas para ocupar a área pública atendida pelos projetos da Secretaria Nacional de Irrigação, o Fundecitrus será chamado para apoiar os produtores. No parque citrícola comercial brasileiro, entre São Paulo e o sul do Triângulo Mineiro, cerca de 120 mil dos 600 mil hectares são irrigados, de acordo como o Fundecitrus.