Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Iosco lança orientações sobre derivativos de commodities

Objetivo é haver uma maior coordenação entre os países para supervisionar este mercadoA Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (Iosco) publicou nesta quinta, dia 15, seus princípios para a regulação e supervisão dos mercados de derivativos de commodities.

O relatório anunciado pelo Comitê Técnico da Iosco, do qual a Comissões de Valores Mobiliários (CVM) brasileira faz parte, é resultado de um pedido do G20, de novembro de 2010. Os países reunidos no grupo consideraram urgente melhorar a regulação deste mercado depois das fragilidades regulatórias expostas na crise econômica de 2008/2009.

A presidente da CVM, Maria Helena Santana, que chefia o comitê executivo da Iosco, acompanhou as discussões. Os princípios funcionam como um norte para as comissões de valores de todo o mundo, com orientações gerais, além de detalhamento de como os reguladores poderão adaptar as orientações à realidade de seu país.

O objetivo é haver uma maior coordenação entre os países para supervisionar este mercado, hoje pouco controlado, combatendo manipulação e reforçando mecanismos de transparência de preços.

Entre os pontos sugeridos, estão recomendações sobre a importância do monitoramento de grandes posições e a estrutura básica para supervisão, com os poderes necessários para acessar informações sobre mercado de balcão e transações no mercado à vista. Também estabelece os poderes necessários por autoridades regulatórias para intervir no mercado em caso de um cenário de condições desordenadas.

Acesse o documento em inglês.

Sair da versão mobile