Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

IPI menor para máquinas agrícolas vai até 30 de junho

Governo mantém redução em picapes, furgões, caminhonetes e tratoresO governo prorrogou até o dia 30 de junho de 2010 a redução das alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) sobre veículos leves de transportes e máquinas agrícolas. A desoneração está em vigor desde julho deste ano e terminaria nessa quinta, dia 31. Os principais itens são picapes, furgões, caminhonetes e tratores. O assessor técnico da subsecretaria de Tributação da Receita, Alexandre Guilherme Andrade, explicou que tradicionalmente o governo concede incentivos para veículos de se

No entanto, segundo a tabela publicada em seção extra do Diário Oficial da União, o IPI para semi-reboques para caminhões foi restabelecido de 0% para 5%. Outros cinco itens incluídos em ex-tarifário (sem produção nacional) tiveram a alíquota elevada. O IPI para chassis, frigoríficos ou isotérmicos de camionetas, furgões e picapes, por exemplo, subiu de 1% para 4%. A alíquota para veículos com caixa basculante de camionetas, furgões e picapes passou de 3% para 4%. Mesmo com a elevação, estas tarifas ainda são metade da alíquota original que voltará a vigorar em 1º de julho de 2010.

As novas desonerações significam uma renúncia fiscal de R$ 400 milhões.

? A demanda por estes veículos não é tão elástica quanto para veículos para passageiros. É uma questão mais industrial e comercial. O valor desta renúncia vai depender da retomada da economia ? destacou Andrade.

Ele disse que a redução do IPI barateia e estimula os investimentos.

Sair da versão mobile