ARROZ

Irga discute pesquisa e extensão rural voltadas ao cultivo

A associação buscou definir as novas práticas Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural, além de compartilhar conhecimento sobre cereal

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveu entre os dias 21 e 24 de agosto a tradicional reunião de alinhamento entre pesquisa e extensão rural.

O objetivo do encontro foi compartilhar conhecimento e definir novas práticas nos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates). Participaram servidores da sede administrativa, da Estação Experimental do Arroz e das seis regionais arrozeiras.

As pautas foram apresentadas por servidores e consultores do Irga. No 1º dia, os temas envolveram propostas para extensão rural, padronização de coleta de dados e sistemas de cultivos do arroz irrigado, além de características e manejo de cultivares para obter alta produtividade e melhoramento genético. As apresentações ficaram a cargo de Ibanor Anghinoni e Danielle Almeida.

No 2º dia, na parte da manhã, foram desenvolvidas pautas abordando novas recomendações de adubação para o arroz irrigado, adubação para culturas de sequeiro em terras baixas e manejo de plantas daninhas em terras baixas. Os temas ficaram a cargo de Ibanor Anghinoni e Carlos Mariot, com participação de Mara Grohs.

Durante a tarde, antecipação da irrigação e as implicações no manejo, manejo de doenças em arroz irrigado e manejo e controle de insetos e pragas em arroz irrigado foram os assuntos debatidos. Mara Grohs, Carlos Mariot e Jaime Oliveira foram os palestrantes.

Na quarta-feira (23) pela manhã, os temas foram bioinsumos na lavoura arrozeira, novo contexto da lavoura arrozeira e resultados do protocolo SIPA terras baixas, com as participações de Neiva Knaak, Ibanor Anghinoni, Julio Trindade e Cleiton Ramão.

Na tarde de quarta, as apresentações foram sobre sistemas de irrigação e drenagem no sistema orizícola, cultura da soja e milho irrigado, com falas de Cleiton Ramão, Darci Uhry e Roberto Wolter.

No último dia, nesta quinta (24), foram debatidos temas como sustentabilidade e horizontes do Selo Ambiental, previsão climática para a safra de 2023/2024 e protocolo para indenização por granizo. As apresentações foram de Rafael Nunes dos Santos, Jossana Cera, Álvaro Escher, Roberta Viegas e Flávia Tomita.

Sob supervisão de Henrique Almeida

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.