Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Itália entra oficialmente em recessão

País acumula dois trimestres seguidos de retrocesso do PIB anualizadoA economia italiana entrou oficialmente em recessão, com a confirmação definitiva nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) da queda do Produto Interno Bruto (PIB) anualizado pelo segundo trimestre consecutivo.

Em comunicado divulgado nesta quarta, dia 10, o Istat confirmou a estimativa de evolução da economia anunciada em 14 de novembro para o terceiro trimestre de 2008: uma queda de 0,9% em termos anualizados e de 0,5% do PIB com relação ao segundo trimestre de 2008.

Assim, a Itália acumula dois trimestres seguidos de retrocesso do PIB anualizado, já que, no segundo, caiu 0,4% em relação ao mesmo período de 2007, o que cumpre os requisitos que definem a recessão da economia. Esta situação não era vista há 15 anos, quando foram registrados seis trimestres consecutivos de baixas entre 1992 e 1993.

A queda do PIB entre o terceiro e o segundo trimestre de 2008 é a pior já registrada pela economia italiana desde 1998, segundo o Istat. Segundo as estimativas deste organismo, se o PIB se estagnasse no último trimestre do ano, a variação final ao término de 2008 seria de -0,3%.

As razões da queda, afirmou o Istat, são a redução das exportações (-1,6%), dos investimentos (-1,9%) e, em menor medida, do consumo final das famílias e empresas (-0,1%).

Sair da versão mobile