O animal é considerado raro. Ele foi encontrado em uma poça de lama e esgoto por um casal de biólogos em Balneário Camboriú.
Por serem brancos e não conseguirem se camuflar na água e na floresta, os animais albinos são presas fáceis dos predadores e dificilmente chegam à vida adulta, explica o soldado Cléber Machado, do Centro de Triagem de Animais Silvestres da Polícia Militar Ambiental, no Norte da Ilha, em Florianópolis.
O animal passou toda essa quarta-feira no Centro de Triagem e não se alimentou. Machado explica que isso ocorre porque o jacaré está estressado por ser retirado de seu ambiente natural.
? Répteis estão acostumados a ficar até três dias sem comer ? diz o soldado.
Animal mede 79 centímetros
O jacaré tem cerca de cinco meses, mede 79 centímetros e pesa dois quilos. Adulto, pode chegar a dois metros de comprimento.
Ele não voltará à natureza, já que, dificilmente, sobreviveria.
A Polícia Ambiental não tem informações sobre a origem do animal em Santa Catarina. A espécie é típica do sudeste dos Estados Unidos e é criada em cativeiro em um zoológico de Mato Grosso.
A decisão de levar o jacaré ao zoológico de Pomerode é do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).