Javalis causam prejuízo para os agricultores de Araxá, em Minas Gerais

Perdas podem chegar a até 30% da produçãoOs produtores de Araxá, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, estão enfrentando perdas com os ataques de javalis, que estão destruindo as lavouras da região há pelo menos três anos.

– Acredito que dos 110 hectares perdemos em torno de cinco sacos por hectare. O prejuízo é grande, a gente só sabe quando colhe – conta o agricultor Ananias Ferreira de Aguiar Neto.

Os javalis se alimentam praticamente de qualquer vegetal e também da carne de pequenos animais. Nativos da Europa, Ásia e da África, foram introduzidos em diversas regiões do mundo e, no Brasil, são considerados espécies invasoras.

Na propriedade de Francisco Ferreira Rodrigues, os prejuízos também foram grandes. Nesse ano, o agricultor conta que colheu 80 mil quilos de milho a menos em comparação com 2013. Para garantir que a horta também não fosse destruída pelos animais, instalou uma cerca elétrica ao redor dela. Gastou R$ 500.

– Desde quando começaram os ataques, as perdas giram em torno de 25 a 30% em geral. Antes disso, eu tinha uma colheita muito boa , colhi 70 carretas, Mas esse ano colhi só 30 carretas – reclama.

Clique aqui para ver o vídeo