Joe Biden afirma que 2013 será um marco na relação comercial entre Brasil e Estados Unidos

Expectativa é de que o encontro entre presidências, em outubro, resulte em medidas que ampliem o comércio bilateral, que hoje movimenta US$ 100 bilhões por anoO vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que está no Brasil desde o início da semana, se reuniu nesta sexta, dia 31, com a presidente Dilma Rousseff. As lideranças trataram da visita de Dilma aos EUA, que acontecerá em outubro, e da relação comercial entre os dois países. Depois da conversa no Palácio do Planalto, a comitiva norte-americana seguiu para o Itamaraty para um encontro com o vice presidente Michel Temer.

A expectativa é de que o encontro de outubro possibilite novas resoluções que ampliem o comércio bilateral, que hoje movimenta US$ 100 bilhões por ano. 

Em pronunciamento, Biden afirmou que o ano de 2013 será um marco na relação entre os dois países. Segundo ele, a parceria foi feita com bons acordos, que estao sendo cumpridos e transformarão as promessas em realidade até o final do ano. Ele ressaltou ainda que os Estados Unidos são a primeira economia do mundo e o Brasil, a sétima, e que não há razao para não trabalharem juntos.

– Nós tratamos de questões que eu já houvera falado com a presidente Dilma, referente ao interesse na área da energia, inovação tecnológica e do programa que nós temos muito orgulho, que é o Ciências Sem Fronteiras. O interesse que nós temos em estreitar as relações que jamais foram distanciadas se acentuam com essas visitas e encontros – enfatizou Temer.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ressaltou que a presença de Biden durante três dias no Brasil é a confirmação de que os Estados Unidos dão o status de “parceiro estratégico” ao país. Patriota destacou que, nas reuniões de que participou em Brasília, Biden conversou sobre investimentos, comércio, defesa, alta tecnologia, educação e ciência.

– É um novo capítulo das relações bilaterais. Existe um sentimento de que essa agenda será aprofundada – disse.

Além de Dilma, Temer e Patriota, o vice-presidente se encontrou com o ministro de Minas e Energia, Édison Lobão, e a presidente da Petrobras, Graça Foster.

Clique aqui para ver o vídeo