Gerardo substitui Milton Ortolan, que ? após denúncias de corrupção envolvendo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi ? pediu demissão.
Além do posto de secretário-executivo ? ocupado entre maio de 2009 e março de 2011 ?, Fontelles exerceu vários cargos no Ministério da Agricultura. Entre eles, foi diretor da secretaria-executiva e assessor especial do ministro, função que desempenhava atualmente. O novo secretário-executivo também atuou como técnico na Presidência da República e Ministérios da Indústria e Comércio, Planejamento e Fazenda.
Na Fazenda, Fontelles foi secretário-adjunto da Secretaria Especial de Abastecimento e Preços e coordenador-geral das Secretarias de Assuntos Econômicos e de Acompanhamento Econômico. Exerceu ainda a função de assessor especial do ministério para assuntos agrícolas.
Gerardo Fontelles iniciou sua carreira no antigo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), onde conduziu um projeto pioneiro de irrigação no Ceará, seu estado de origem. Em 1972 foi transferido para Brasília, quando começou a trabalhar na Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), atual Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na Cobal, participou da implantação das centrais de abastecimento.
Veja a matéria publicada no Rural Notícias sobre a audiência de Wagner Rossi na Câmara: