O programa terá duração de dois anos. Será executado através de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
? Nossos técnicos vão acompanhar os alunos e fazer uma troca de experiências, unindo o conhecimento acadêmico ao saber popular desse público, que já vive na zona rural e já tem conhecimento de algumas práticas. O objetivo será capacitá-los para que consigam melhorar e aumentar sua produção ? destacou Ruy Falcão, diretor de Extensão Rural da Seagri.
De acordo com a coordenadora estadual do Projovem, Alzineide Araújo, os participantes do projeto, todos com idade entre 18 e 29 anos, terão aula durante um período e, no outro, receberão a formação no campo. O foco será em cinco temas relacionados à agricultura familiar: sistema de cultivo, sistema de criação de animais, extrativismo, aquicultura e agroindústria.
? Antes do início dessa formação, haverá uma capacitação para os professores e para os técnicos da Seagri que farão esse acompanhamento, no período de 11 a 15 de abril ? disse Alzineide Araújo.
Ela explicou também que o Projovem Campo Saberes da Terra será levado inicialmente para os 10 municípios alagoanos que apresentaram demanda. São eles: Maribondo, Igací, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Belém, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Atalaia, Campestre e Água Branca.